Só no Brasil...

... a nova ponte do Rio Guaíba não é o caminho mais curto entre o Ministério dos Transportes e a penitenciária

Por Augusto Nunes, Veja

Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.

Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:

Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar os chefiados.

Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a demissão e termina na cadeia.

 

Um comentário:

Marcos Borkowski disse...

Realmente,é fim da picada! A cada dia notícias de novas picaretagens. Ahhh se isso aqui fosse a China, com certeza muita gente ia se dar mal, mas muito mal mesmo. Bom. esperar o que em um país onde R$ 14 milhões são entregues pelo SUS às prefeituras para operarem pacientes já mortos, e deve-se considerar estas cifras pelos pouquíssimos municípios investigados, com certeza o número seria estrondoso se uma investigação fosse feita em todos os 5560 municípios brasileiros. Esperar o que de um país onde só em 2010 se gastou R$ 185 milhões com pessoas acidentadas no trânsito pela sua própria imprudência, ou seja, uso de celular, embriagues, etc, e sequer se cogita a hipótese destes ressarcirem o Estado pelos gastos que eles mesmos provocaram. Com toda a certeza, se este projeto fosse desengavetado em Brasília o número de acidentes cairia vertiginosamente, pois nada mais parece surtir efeito do que mexer no bolso das pessoas.