Pesquisas científicas, essas tais...

Image Hosted by ImageShack.us
Pesquisas: um mundo de dinheiro jogado pelo ralo. Tem muitas pessoas que sobrevivem disto, é uma forma de tentar justificar os altos valores que são gastos que em sua maioria, nunca produzem o que prometem. Isto é quase que secular já. Já trabalhei em uma instituição de ensino superior e tenho experiências com estes fatos, é muito dinheiro em cima de pesquisas, e projetos também, que não atingem seus objetivos. Bom seria se tivesse como controlar isso e essas pessoas só receberem estes valores e seus respectivos salários se concluíssem o estudo satisfatoriamente, quem sabe as coisas andassem. É importante considerar também o que se faz de cópias de cópias de teses por estes país, e tudo isso ocorre pela falta de capacidade de se criar ideias inovadoras, então é mais fácil copiar, até muda-se "A" por "B" numa tentativa desesperada de ludibriar, mas no fundo é a mesma coisa e o fim é o mesmo, ou seja, não produzirá absolutamente nada.

Tão lamentável quanto, são quando estes ditos "pesquisadores" conseguem suas licenças para supostamente realizar suas teses. Muitos, licenciam-se recebendo o seu salário integralmente e todas as vantagens pertinentes, férias, 13º, comissões, somando a isto a bolsa que receberão pelo estudo. Porém, poucos chegam a concluir coisa alguma, retornam a instituição de origem sem o certificado de conclusão, e sequer existe qualquer cobrança em cima disto por parte dos administradores. Conheço casos em que o dito "Doutor" deveria estar em São Paulo realizando sua pesquisa e foi visto em Curitiba passeando, e também o de um que de forma miraculosa estava aplicando aula em dois lugares, cidades diferentes, e incrivelmente, no mesmo horário, e recebia dois salários para realizar tamanha proeza. É importante considerar também o fato de que "quem tem dinheiro, tudo pode", então a venda de teses prontas corre solta.

Na verdade, tudo isso é dinheiro público jogado no lixo, e que os que devem fiscalizar só fazem o seu serviço quando não tem alternativa, ou seja, quando a trama toda é descoberta. "Está bom para mim, está bom para ele, não quero encrenca", até que um dia, quem sabe, a casa cai. Existe bons pesquisadores? Existem sim! Mas na enorme maioria é tudo safadeza, coisas que nunca surtirão qualquer efeito, tudo blá blá blá!!! Aliás, isso é Brasil, e nos últimos tempos quantas pesquisas que "realmente surtiram efeito" ouvimos falar?

Bom, é tempo de festas juninas, então pula e rebola povo brasileiro!

Nenhum comentário: