FICHA LIMPA AGONIZANDO !!!


Supremo pode 'esvaziar' hoje Lei da Ficha Limpa

Responsável por afastar das eleições deste ano os candidatos com folha corrida na Justiça, a Lei da Ficha Limpa deve começar hoje a ser "esvaziada" pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Resultado de um projeto de iniciativa popular, aprovada por todos os senadores e pela maioria dos deputados, a lei tem o apoio de 85% dos eleitores, conforme pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgada ontem. Mesmo com esse histórico, a lei pode ser derrubada ou passar a valer apenas para as próximas eleições, em 2012.
Os ministros julgam hoje o recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que barrou sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Roriz é inelegível, conforme a nova lei, porque renunciou ao mandato de senador em 2007 para escapar de um processo de cassação por quebra de decoro, flagrado em conversa telefônica supostamente discutindo a partilha de R$ 2,2 milhões com um empresário.
No processo, os advogados de Roriz pedem que a nova lei só tenha validade a partir das próximas eleições. Argumentam que em 2007 não havia previsão de que a renúncia deixaria Roriz inelegível e, por isso, a lei não poderia se aplicar ao seu caso. 
Mas o resultado do processo dependerá, inicialmente, da discussão entre os ministros. Parte deles defende a discussão da constitucionalidade da lei, entre eles o relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto. Outra parte, incluindo os advogados de Roriz, argumenta que bastaria dizer que, de acordo com a Constituição, a lei só poderia valer para as próximas eleições e não produziria efeitos sobre candidatos que renunciaram ou foram condenados por órgãos colegiados da Justiça antes de aprovado o dispositivo. As informações são do jornal --> O Estado de S. Paulo.

* Pois é como dizemos sempre, se o povo brasileiro realmente quer moralizar o país, retirar da política os maus políticos, só mesmo através do Voto Nulo, o resto é "conversa para boi dormir". Através do Voto Nulo, o partidos não conseguirão eleger seus candidatos e isto implicará em perda de eleições, de prestígio, de poder e das suas tão queridas verbas, e terão de mudar a sua representatividade, não permitindo que "fichas sujas" estejam em suas fileiras. Enrolaram, e agora próximo das eleições vem com esta de deixar para a próxima. Realmente lastimável, pois somam-se a esta baderna os fatos falhos do projeto que não tem como prever e punir muitos "fichas sujas" que apenas ainda não foram pegos e que dificilmente o serão, afinal estamos sim no país da impunidade. como também os financiadores das campanhas que anonimamente promovem aos que defenderão aos seus interesses escusos. É louvável a atitude dos que elaboraram e lutaram pelo projeto, mas é só isso, pois o mesmo já nasceu fadado a sucumbir. Quem quiser que nos acompanhe, somos um mínimo de 40 milhões que não permitirão que muitos se elejam e isto é motivo de muito orgulho para nós, não promovemos a corrupção no nosso Brasil.